segunda-feira, 18 de julho de 2022

Como adquirir bons hábitos e evitar hábitos ruins?

 

Estima-se que mais de 40% das nossas ações diárias sejam hábitos. Apesar dos hábitos fazem parte do nosso dia a dia, criar novos hábitos e nos desfazer de hábitos indesejáveis pode ser muito difícil. No entanto, quando entendemos a estrutura dos hábitos isso nos ajuda a cultivar bons hábitos e nos livrar de hábitos indesejáveis.

De acordo com o livro O Poder do hábito de Charles Duhigg, o hábito pode ser dividido em três fases: deixa (gatilho), rotina e recompensa.


A deixa é um estímulo que te leva a fazer o hábito. Um lugar, um horário, uma pessoa, um sentimento ou situação são exemplos deixas.

A rotina é o hábito propriamente dito.

Por último a recompensa (seja ela física ou mental). A recompensa é algo que lhe algum prazer ou satisfação e é uma das responsáveis por fixar o hábito e torná-lo automático.

Se queremos estabelecer um novo hábito precisamos estabelecer um gatilho inicial e associar uma recompensa a fazer aquele habito. Se queremos nos desfazer de um hábito indesejado, precisamos identificar qual é a recompensa que esse hábito está nos trazendo, qual é o gatilho ou estímulo que nos leva a fazer aquele hábito em desejado.

Suponhamos que você queira estabelecer o hábito de fazer exercícios físicos. Como deixa você pode estabelecer um horário específico para fazer os exercícios. Você também pode deixar a roupa e/ou equipamento que você vai usar em um local visível para servir de estímulo visual. Depois de fazer rotina importante que você se recompense de alguma forma, por exemplo, talvez um banho relaxante, divulgar nas redes sociais (se isso for algo que lhe traz satisfação) ou fazer qualquer outra coisa que te deixe feliz e com vontade de fazer novamente aquele habito.

Para se livrar de um hábito indesejado você precisa identificar o gatilho e a recompensa daquele hábito. Depois você precisa dificultar o estímulo a realização aquele habito associar dor e sofrimento a realização daquele hábito. Por exemplo, se você gasta muito tempo jogando videogame e ele está exposto em algum lugar da sua casa você poderia colocá-lo na caixa e guarda-lo em um local onde você não o veja.

Como dito anteriormente, é muito importante retirar a recompensa do hábito ruim de modo a perder o estímulo em realiza-lo. Você também pode associar dor ou sofrimento a aquele hábito de modo a não fazê-lo. Por exemplo, pergunte-se: Como vai estar a minha vida daqui a um, cinco e dez anos se eu não me livrar desse hábito? Como vou ser prejudicado se não mudar? Depois use sua imaginação para visualizar esses prejuízos. Fazendo assim, você estará associando dor a realização desse hábito e ajudando a evitar que ele se repita no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário