terça-feira, 6 de março de 2012

Concursos públicos - Qual a porcentagem dos que estudam?




Segurança e estabilidade financeira, estas são duas coisas que todos nós queremos. Uma das maneiras de consegui-las é por conseguir um emprego através de concurso público.

Há muitas oportunidades, O site G1 noticiou que 43 mil vagas de emprego serão abertas em 2012. Isso atrai milhares de pessoas interresadas em um  bom emprego. Mas será que todas as pessoas que se inscrevem em concursos realmente estudam?

Recentemente houve concurso para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Todas as provas tinham 50 questões, e quem não acertasse pelo menos 50 por cento estaria desclassificado, veja alguns números abaixo.                       

Inscritos: 35826.

Desclassificados 23281.

Classificados: 12545, pouco menos de 35 por cento do total.

Percebeu? Mais de 65 por cento das pessoas não fizeram sequer a pontuação mínima para ter a possibilidade de concorrer às vagas. A grande maioria das pessoas se inscreve nos concursos, mas não estuda, apenas vai fazer a prova.

Eu praticamente não estudei este concursos, umas 2 semanas mais ou menos, a concorrência era de 120 por vaga e eu tirei em décimo quinto lugar! Imagine se eu tivesse estudado de verdade.

Certo jovem que já passou em vários concursos, (BB e INSS por exemplo) me disse certa vez apenas 20 por cento estudam para os concursos, e desses que estudam, ainda há uma boa porcentagem que não tiram proveito do que estudam.

Está pensando em fazer um concurso público? A melhor dica que alguém poderia dar é ESTUDE. O artigo Video aulas gratis para concursos, da dicas sobre encontrar video aulas para estudar.


Um comentário: