segunda-feira, 4 de julho de 2022

O que significa aprender de verdade?

O Brasil tem milhões de alunos e pouquíssimos estudantes, essa frase foi dita por Pierluigi Piazzi. O professor Pier, como era conhecido defendia a ideia de que estudar é muito mais do que simplesmente frequentar aulas, leitura passiva de textos ou grifar coisas enquanto se lê.

Estudar requer uma postura ativa, criar material(mapas mentais, flash cards, mnemônicos), pesquisar mais a fundo, relacionar o que estamos estudando com o que já sabemos. Até mesmo escrevendo e desenhando o material. "Ninguém está estudando se não estiver escrevendo" disse Pierluigi Piazzi.

Estudar e aprender não é algo que se deve fazer apenas para Passar em Provas ou termos boas notas em avaliações. Devemos estudar com o objetivo de tornar mais inteligentes e mais capazes. Devemos aprender para vida.

Aprendizagem é uma habilidade e como qualquer habilidade ela pode e deve ser desenvolvida e melhorada. Existem muitas técnicas de estudo que podem nos ajudar a estudar melhor, a revisar melhor e a reter mais informações. De fato, precisamos aprender a aprender, nos tornar autodidatas e tomar as rédeas da nossa educação. 

Referências:
livros aprendendo inteligência e inteligência em concursos, ambos de autoria de Pierluigi Piazzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário