quarta-feira, 14 de março de 2012

Como se expressar bem em público.




Falar em público, só pensar nisso já deixa algumas pessoas nervosas. Coração acelerado, suor, tremedeira, vontade de ir ao banheiro, voz tremula, estes são apenas alguns dos sinais de nervosismo. Mas, se você tem alguma apresentação ou seminário para apresentar, como poderá dissipar o nervosismo e se expressar bem? Eis aqui algumas dicas.

Prepare-se.
Se você tem uma apresentação ou um trabalho para apresentar, uma boa preparação é indispensável para o êxito de sua palestra. Tenha certeza de conhecer bem o assunto e o todo o contexto. A preparação também é importantíssima para dissipar o nervosismo.

Treine a apresentação.
Depois de estudar bem o assunto de apresentação o próximo passo é treiná-la em voz alta. Imagine que você está se apresentando a comece a falar. Deixe o treinamento o mais real possível. Treine, treine e treine. Isso lhe dará confiança, e ajuda e dissipar o nervosismo. Mas, não recomendo que decore o que vai falar.

Fale com naturalidade
Em um apresentação, o QUE você vai dizer é importante. Mas COMO vai dizer também é extremamente importante. Fale com naturalidade, como no seu dia-a-dia, voz calma. Tome cuidado para não falar rápido demais, ou para que sua voz pareça tremula. Algumas pessoas falam em público e parece que quem está falando é o google tradutor. Não se preocupe demais sobre o que as pessoas vão achar, apenas concentre-se na sua apresentação e porque ela é importante para você.

Controle de voz
Aprenda a usar a voz de uma maneira que transmita idéias e emoções. Se você deseja apelar para os sentimentos da sua assistência, fale de maneira um pouco mais lenta, baixa e meiga. Se desejar motivar, ou passar uma idéia de ação, fale um pouco mais alto. A variação da voz durante um discurso, ajuda e muito em sua qualidade e eficácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário