sexta-feira, 9 de março de 2012

Esmolas - Os dois lados da questão.


É comum nas ruas de praticamente todas as cidades, existirem pessoas pedido esmolas. Moradores de rua, pessoas com parentes doentes, pessoas que não podem mais trabalhar, são algumas das pessoas que costumam pedir esmolas. Há também pessoas que pedem para manter vícios, ou porque não querem trabalhar.

Embora muitos gostem de dar esmolas, essa prática divide algumas pessoas. Analisaremos agora os dois lados da questão.

Pessoas que realmente precisam

Qual é a chance de alguém dar um emprego a um morador de rua, alguém sem residência fixa e com pouca ou nenhuma escolaridade? Alguém de uma família de poucos recursos fica gravemente doente, o SUS  não oferece o tratamento, qual a alternativa que resta?

Há um ditado que diz que é melhor ensinar a pescar do que dar um peixe, mas existem situações em que as pessoas simplesmente não tem alternativas, elas acabam dependendo da generosidade das pessoas.

Pessoas que se aproveitam da generosidade alheia

Como já foi citado, existem também aqueles que se aproveitam dos outros, pessoas com saúde perfeita e que vivem pedindo esmolas, sendo que tem perfeitas condições de trabalharem. Veja, se uma pessoa consegue 10 CENTAVOS a cada um minuto, se ela pedir 8 horas por dia , de segunda a sábado, isso dá 1200 reais! Muitas pessoas se matam de trabalhar e não ganham nem a metade disso.

Há aqueles fazem disso seu negocio na vida, já ouvi historias de pessoas que tinham varias casas e caros e que mantinham seu “império” através de esmolas.

Há historias de pessoas que usam pessoas doentes para extorquir dinheiro das pessoas. Bem, esse é um assunto mais complexo do que parece, e existem muitos fatores a serem levados em consideração.

Dizem que quem da esmola não dá futuro, e você? Qual a sua opinião sobre isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário